Internet, intranet, extranet, automatização de tarefas, software, etc
O que é que o atrai numa página Internet? A perfeição dos ornamentos, as "imagenzinhas" que ora aparecem ora desaparecem, as animações de "supermercado"; ou aquilo que a página tem para lhe dizer?
Há muita gente no negócio da Internet que não percebe os seus verdadeiros valores e que se deixam deslumbrar por "coisas bonitas" desprovidas de conteúdo. Grande parte dessas pessoas são "maçaricos" no que toca à Web ou webdesigners (claro que nem todos. e se calhar nem sequer a maioria). Se calhar fazem um uso exclusivamente lúdico da Internet. Só assim se explica o facto de privilegiarem a forma em relação ao conteúdo.
Mas é uma infantilidade reduzir a Web a um "local" de lazer. A Web e a Internet são isso e muito mais; são repositórios de informação; são a comunicação instantânea entre todos os cantos do globo; são o intercâmbio de culturas; são o acesso fácil a produtos e serviços, etc. E com o tempo provavelmente serão ainda mais coisas.
Vamos ilustrar esta questão: imaginemos que se depara com uma página muito bonita, cheia de animações, cores, música... montes de "fogo-de-artifício" — porém desprovido de conteúdo digno desse nome. Outro dia visita outra com um grafismo eficiente e agradável mas relativamente estóico, contudo encontra uma quantidade considerável de informação pertinente e assimilável. Qual destes sítios seria capaz de visitar com frequência?
Não tem lógica escolher ou "conteúdo" ou "grafismo atractivo"; são complementares, não são antagónicos. O conteúdo é o sumo e o grafismo a casca. No contexto de uma página, o papel da primeira é atrair visitas; o da segunda é manter o utilizador concentrado no conteúdo.
Como regra: o grafismo deve ser agradável e apelativo; mas não pode ser mais vistoso do que o conteúdo, porque nesse caso estão um contra o outro.
Deve perceber-se o carácter multifacetado da Web, mas sobretudo a sua propensão para ligar pessoas. A Internet e a Web foram concebidas para permitir o acesso fácil a todas as suas potencialidades. Os mentores da Web ambicionam o acesso de qualquer indivíduo a produtos, serviços, ou a simples informação, independentemente das suas limitações físicas, tipo de equipamento utilizado ou localização geográfica. Talvez seja esse a palavra que melhor resume a Web – "acessibilidade". É a nova democracia!
Quem compreende a Web, tem de olhar para sítios que são só "fogo-de-artifício" como para caixas muito bonitas, mas vazias. Podem atrair visitas para admirar a sua perfeição gráfica, mas a popularidade de tais sítios são por regra tão efémeros como o próprio fogo-de-artifício.
Mas não se pense que tenho algo contra animações ou grafismos bonitos.. Note-se que há sítios cujo conteúdo são as próprias animações, músicas, etc. Coisas que num contexto são supérfluas podem ser conteúdo noutro. Apenas critico páginas sem conteúdo, sejam elas bonitas ou feias.
Considera o conteúdo deste artigo errado, incompleto ou difícil de entender? Fale connosco
Conheça também as nossas recomendações para o conteúdo do seu sítio.