Internet, intranet, extranet, automatização de tarefas, software, etc
Sim, é possível ganhar dinheiro na Internet. Mas generalizou-se a ideia de que é a galinha dos ovos de ouro. De facto é um novo e imenso mercado, mas não se singra nele sem muito trabalho e visão estratégica.
Com a generalização da Web, generalizou-se também a ideia de que para ganhar dinheiro na Internet basta gastar umas centenas ou milhares de euros no desenvolvimento de um sítio e publicar fotos e características de um punhado de produtos. Esta é uma ideia errada por várias razões.
Para começar, há a questão de que na imensidão da Internet, o seu sítio até pode ser o melhor de todos, mas se não for conhecido e se não for bem indexado pelos motores de busca, obviamente pouco vale. Depois, se há coisa que se sabe acerca dos internautas é que eles não gostam de revisitar páginas que não são actualizadas frequentemente – ou seja, carregar meia-dúzia de produtos, e ficar por aí, não dá bom resultado. É preciso lançar promoções, publicar conteúdos relevantes, novidades, etc. Neste aspecto, um sítio na Internet funciona como qualquer negócio no mundo real.
Dentro ou fora de Internet não há soluções milagrosas e portanto não há uma fórmula infalível para garantir sucesso na sua aventura na Web. Mas há uma série de princípios que ou se respeita ou se fica à espera que uma força maior favoreça o nosso sítio em relação a todos os outros.
Esses princípios não são muito mais que bom-senso, mas vê-los escritos faz-nos sempre pensar:
Não pretendo com este artigo dissuadir todos aqueles que pretendem investir na Internet. Ela é o presente e o futuro, e o mercado global está do outro lado do ecrã. No entanto, sinto que há muita gente cujas expectativas quanto à Internet saem defraudadas, porque eram irrealistas ou pura e simplesmente não estavam apoiadas em factos.
A Web dá-nos acesso a um mercado colossal, mas temos de perceber que a concorrência também não é menos impressionante. O primeiro objectivo é atrair visitantes, que é um desafio em si. O segundo é converter os visitantes em clientes. Para o primeiro ajudam as directrizes dadas acima. Para a segunda aplicam-se praticamente todas as regras de qualquer negócio.
Dito isto, acredito que quem se lançar na Internet de mangas arregaçadas tem boas hipóteses de ganhar dinheiro.
Considera o conteúdo deste artigo errado, incompleto ou difícil de entender? Fale connosco